terça-feira, 10 de maio de 2011

Antena setorial




As antenas setoriais são conhecidas por seu formato amplo e plano, normalmente as antenas setoriais são montadas em paredes podendo ser interna ou externa.

A antena painel setorial de 90 graus concentra o sinal em um ângulo de aproximadamente 90 graus e em sua maioria, trabalham com ganho de 12 a 17dbi.

Outro tipo de antena setorial são as antenas Patch. Elas são quadradas e possuem em seu interior uma folha de metal. Trabalham com um ângulo de cobertura mais aberto do que as Antenas setoriais comuns mas em contrapartida oferecem menos ganho.

Já as antenas Round Patch seguem o mesmo princípio das patch porém são redonas.
Existe também as antenas setoriais Yagi, que tem como característica um maior ganho e são capazes de cobrir uma pequena área onde são apontadas.

Na hora de escolher sua antena setorial ou outro tipo de antena também, deve-se levar em consideração a distância a ser atingida pelo sinal; Se há visada com os pontos ou áreas onde queremos chegar com o sinal - ps: Não pode haver nenhum tipo de obstáculo como montanha, prédios ou árvores entre os pontos a serem feitos os enlaces; Altura em relação aos pontos a serem atingidos; Existência de proteção contra raios e que tipo; Existência de outros equipamentos wireless instalados no local e quais os tipos; Checar o nível de ruído existente no local; Verificar a distância mínima possível entre o rádio e a antena; Verificar a potência do rádio.

A distância é um dos pontos mais importantes na hora da escolha da sua antena para montar uma rede wireless - A antena a ser escolhida deve cobrir uma distância maior que a aplicação necessária. Caso seja utilizada uma antena operando em sua capacidade máxima, provavelmente os sinais chegarão mais fracos que o exigido pela aplicação.

Já a largura da onda, que é expressada em graus, denota o alcance de um sinal. Geralmente, quanto mais larga for a onda, mais curta será a área de cobertura e por fim, não menos importante o ganho da antena, que é expresso em dbi.